Plantio de mudas para reduzir emissões

O Plante Bonito oferece o serviço de plantio de mudas para redução das emissões de carbono de Empresas em geral, como também eventos, publicações e turistas. Estes podem utilizar nossa calculadora para estimar suas emissões de carbono e saber quantas árvores serão necessárias para plantar. Acesse o link da calculadora aqui.

Cada vez mais empresas têm aderido a ações de plantio que visam reduzir as emissões de carbono gerada por suas atividades.

Durante a realização de nossas atividades diárias, emitimos uma grande quantidade de gases, conhecidos como Gases do Efeito Estufa (GEEs), que são responsáveis por incrementar o chamado Efeito Estufa, alterando a temperatura global e causando mudanças climáticas, as quais geram diversas consequências adversas ao planeta.

A principal forma de colaborar para a mitigação das mudanças climáticas é adotar atitudes para reduzir as emissões de GEEs. Outra possibilidade é reduzir os impactos dos gases emitidos por uma atividade através do plantio de árvores, que durante seu crescimento irão absorver o gás carbônico (um dos principais GEE) e fixá-lo em suas estruturas biológicas.

O cálculo da quantidade de árvores necessárias para esta ação é realizado através da multiplicação entre os fatores de emissão e as atividades emissoras de GEEs, como a quantidade de resíduos sólidos gerados, consumo de energia, etc.

A metodologia para estimar emissões utilizada pelo Programa Plante Bonito foi desenvolvida baseada nos padrões e ferramentas do GHG Protocol, e não visa a precisão absoluta, mas sim a quantificação de modo estimado, pois a quantificação de emissões de carbono é um assunto altamente complexo e que possui uma componente tanto teórica como empírica. Existem emissões indiretas relativas às atividades que não são consideradas neste cálculo, devido a complexidade da sua avaliação (por exemplo, as emissões relativas a manufatura dos suprimentos utilizados em uma atividade), o que novamente a reafirma como cálculo simplificado e, portanto, sem o objetivo de precisão absoluta.

No entanto, considera-se que o objetivo verdadeiro desta ação é o plantio de uma espécie nativa para viver perenamente e, assim, prover não só com o sequestro de carbono, mas também com diversos serviços ecossistêmicos como, por exemplo, a manutenção de biodiversidade e dos ciclos biogeoquímicos.

As mudas relativas aos plantios patrocinados são plantadas em áreas degradadas, principalmente matas ciliares, respeitando o regime de chuvas da região.


Related Posts with Thumbnails